sábado, 16 de agosto de 2014

Os "porquês" de Zequinha.

Lembram-se do fatídico personagem do Castelo Ra-Tim-Bum, que enchia a paciência das demais personagens quando perguntava o porquê de algo e era respondido com "Por que sim, Zequinha!"? Com a exposição do MIS me animei a assistir alguns episódios da série que me marcou quando criança, onde eu não só aprendia com as respostas do Telekid (praticamente um Google infantil!), mas com todo enredo voltado sempre a um assunto específico, pois bem, quando olho Zequinha questionando os acontecimentos, volto a minha própria infância, como uma criança super questionadora, que adorava conversar sobre as várias coisas não compreendidas por mim, que fazia os adultos encontrar respostas que me calassem, por que chega uma hora que cansa, né? E aqui eu entro com: Não, não devia cansar.
Uma criança cheia de porquês é um cidadãozinho interessado sobre as coisas que estão ao seu redor, tudo pra ele aqui é novo, e dos adultos, há a necessidade do papel de quebrar a hierarquia de sabichão e tentar encarar aquele serzinho como alguém que está tentando entender o que um dia você mesmo possivelmente não entendeu.
Não me surpreende o fato de que uma criança, ao longo dos anos, pergunte menos "porquês", lógico, se essa atitude não é apoiada, a criança a perderá com o tempo...
É triste saber que, como seres humanos, acabamos por calar crianças todos os dias com respostas secas e imposições, fazendo com que aquele ser que está aprendendo a viver se canse de tentar entender os porquês, acomoda-se...
Penso em qual adulto essa criança irá se tornar, e aqui eu não me refiro nem ao papel da escola, mas o papel dos próprios pais, entender por que suas crianças perguntam tanto, incentivá-las a questionar cada vez mais o mundo sem que você jogue seus conceitos e pré-conceitos encima dela, é torná-la cada vez mais cidadã, consciente, participativa, sem haver aquela alienação que normalmente os pais acabam por fazer por que "é mais fácil". 
Enquanto criar um ser humano for fácil, o mundo ainda será um lugar muito difícil.


Nenhum comentário: